quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Parteira rouba a cena em visita de Lula a Congresso de Saúde Pública

Em seu discurso, durante o IX Congresso Brasileiro de Saúde Pública, o ministro da saúde, José Gomes Temporão, enalteceu a saúde no Brasil. Com uma platéia lotada e ao lado do presidente Lula, Temporão disse que o Brasil nunca esteve tão bem avaliado no exterior, como está agora.

Ele também salientou que a saúde brasileira também é reconhecida fora do país. De acordo com o ministro, há um esforço do governo federal em melhorar o setor, principalmente no que se refere ao Sistema Único de Saúde (SUS), que é reconhecido em todo o mundo.

Temporão destacou, também o programa de DST/Aids implantado pelo governo federal e que “possui uma política de prevenção ousada, contra hipocrisia”. Também mereceu destaque no discurso do ministro o Programa de Saúde da Família, que é representa, atualmente, a maior novidadade na saúde pública munbdial.

Minutos antes do pronunciamento do ministro da saúde, a parteira Josefa Maria da Silva Santos fez um pequeno discurso na tribuna. Roubando a cena do evento e com um vocabulário simples, ela pediu satisfações a Lula sobre os direitos da comunidade quilombola onde vive.

“Sou parteira há 51 anos, não sei ler, nem escrever e por isso não recebo nenhum tipo de benefício do estado ou da prefeitura. Eu queria perguntar ao presidente, por que depois dos cinco mil partos que já fiz eu não tenho o direito nessa terra?”, questionou ao salientar que todas as crianças que ajudou a “vir ao mundo” tiveram chance de freqüentar a escola e ter uma oportunidade no mercado.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Ana Cláudia Dolores

E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz

0 comentários: